login   |    register

135
Como fazer água

O diorama começou como a foto abaixo demonstra. (Eu estava tentando dominar a arte de construir edifícios utilizando o poliestireno ... das bandejas em que vêm embaladas as carnes e os vegetais nos supermercados. O problema é que as tintas de esmalte e os diluentes atacam e derretem o poliestireno, contudo para quem utilize apenas tintas acrílicas é um bom material !)



Depois cobri toda a área do canal com spackel de secagem rápida. Um truque excelente para dar ideia de profundidade é embeber algo no spackel. Cortar um tambor de 200 litros ao meio é uma ideia, ou mesmo o tejadilho de um carro velho ... ou neste caso destroços da ponte. Eu destruí parte do muro da ponte para que seja possível ver melhor a viatura. Quando se adicionar algumas ondas em torno desses objectos conseguem-se bons efeitos.



O fundo foi então pintado com um castanho escuro. A água é construída em camadas com verniz transparente brilhante, começando com verniz e tinta azul escuro na proporção de 25% / 75%. As camadas seguintes foram com verniz e tintas verdes e castanhas alternadamente, mas a % de verniz era aumentada 5 a 10% de cada camada. Quando cheguei ao estágio de 75% de verniz para 25% de cor, comecei a fazer as ondas. As ondas foram feitas com supercola em gel, tendo aproximadamente 5 minutos para trabalhar o gel. Utilizei um palito para fazer pequenas cristas. Quando a cola secou, pintei as cristas com azuis pálidos e branco. Continuei então com mais camadas de verniz e pouca cor, sendo as últimas camadas apenas de verniz.
Assim, se completa a construção da água.
Utilizei verniz de óleo e pintei uma camada cada dia durante aproximadamente 12 dias.







Este método é bom para quando a água está cercada por algo que se reflete na água como as paredes de um canal, as margens íngremes, em baldes, etc. Por causa da cor overniz age como um espelho, que é o que acontece na realidade. Reflete a cor do meio envolvente ou de objectos nela contidos. O método do verniz e da cor é também bom para poças. A grande vantagem é ser mais barato que a resina para encher a área e é realmente fácil de começar e de fazer efeitos agradáveis e aproximadamente 2 mm do spackel e 0,5mm de pintura dá uma aparência de profundidade. A única desvantagem é ser impossível ver qualquer objecto submerso, pois seriam necessárias demasiadas camadas de verniz.

NOTAS
1) Spackle - tem muitos nomes. É o material típico utilizado para encher buracos pequenos nas paredes. Vem em tubos já pronto e misturado ou em sacos em pó para ser misturado com água. Há uma versão que seca rapidamente, tipo o material que vem nos conjuntos de moldes dos miúdos para moldar e pintar personagens da Disney.
2) Verniz - utilizei o verniz para móveis. O da HUMBROL tambem seria bom. Talvez seja possível utilizar um verniz acrílico e aplicar-se mais de uma camada por dia.
3) Camadas - as camadas podem ser espessas mas, não tão espessas que nunca sequem. Deite o verniz na superfície e espalhe com um pincel, não se preocupe com os rastos deixados pelo pincel, porque estes ou desaparecerão ou contribuirão para dar textura à água integrados nas ondas.

Espero que tenham percebido o método. Foi a minha primeira e única tentativa de fazer água num diorama e se precisarem de alguma explicação, podem enviar-me uma PM ou colocar a questão neste tópico - Making water .... for Silantra

Artigo proveniente de um tópico colocado por Frank PlasticBattle Glackin, com tradução de José Tuga Fontes.

About the Author

About Frank Glackin (Plasticbattle)
FROM: DONEGAL, IRELAND


Comments

MUITO BOM VALEU TUGA
AUG 20, 2004 - 08:39 AM
Eu t5inha visto o original em inglês,obrigado pela tradução
AUG 22, 2004 - 02:23 AM
Tá bem legal mesmo o artigo!
SEP 10, 2004 - 08:22 AM
é muito massa mesmo fora q em portuga ajuda bastante
SEP 11, 2004 - 03:06 AM
Viva... Pois um artigo muito catita, usar verniz em camadas para simular água é uma grande ideia... vou ver se uso a ideia proximamente... See yaaa
SEP 30, 2004 - 09:31 PM
Muito útil Tuga!!!!
DEC 26, 2004 - 01:40 PM